O que é Oncologia? Toggle

(Foto: Google)

               A Oncologia é a especialidade médica que estuda o câncer ou neoplasia, doença de grande importância na atualidade. O câncer é uma alteração genética em que há um crescimento celular desordenado, com destruição dos tecidos localmente e possibilidade de disseminação para outros órgãos, podendo atingir primariamente qualquer um, desde tecidos sólidos a hematológicos. Sua causa exata ainda é motivo de controvérsia, sabe-se que se origina de uma alteração cromossômica, geralmente adquirida por alterações ambientais.

Historicamente, já há relato de câncer desde o antigo Egito, porém os dados mais precisos começaram a surgir após a revolução industrial. Há uma relação direta entre sua incidência e desenvolvimento, a partir do momento que a população entra em contato com maiores fatores de risco como tabagismo, poluição, vírus e produtos químicos.

As manifestações clínicas variam de acordo com o local de acometimento primário, com sintomas extremamente variados. Um dos elementos mais importante é o diagnóstico precoce, através de biópsia, fato de suma importância para a cura.

O tratamento é feito sempre levando-se em consideração a quantidade de doença presente e geralmente envolve as principais especialidades oncológicas, a Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica e Radioterapia, com uma visão multiprofissional.