Eventos Toggle

II SIMReumato atrai mais de 240 estudantes e profissionais de Saúde

Estudantes e profissionais de Saúde se reúnem para debater sobre Reumatologia em Juazeiro/BA.

Estudantes e profissionais de Saúde se reúnem para debater sobre Reumatologia em Juazeiro/BA. (ASCOM IOP)

Em dois dias (06 e 07) de intensa programação sobre a área da Reumatologia o II Simpósio de Reumatologia do Vale do São Francisco atraiu mais de 240 participantes entre estudantes e profissionais da área de saúde. No total foram 10 palestras sobre as mais diversas doenças existentes no vocabulário reumatológico. O evento aconteceu no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Juazeiro/BA.

Durante a ocasião, os médicos especialistas convidados pela comissão organizadora foram Henrique Ataíde Mariz, Andréa Tavares Dantas e Laurindo Ferreira da Rocha Junior que trataram em suas palestras sobre os seguintes temas: biomarcadores em reumatologia, terapia biológica e sua interface com o sistema imune, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica e miopatias, artrite reumatoide, espondiloartrites, osteoartrite, vasculites, osteoporose e gota.

“Tratar sobre Reumatologia é muito importante, principalmente, porque nota-se não somente no nosso Sistema Único de Saúde (SUS) a escassez desse profissional que é habilitado para tratar das doenças reumatológicas como artrites, osteoporose, tão comuns em pacientes da terceira idade”, afirmou Mariz.  O médico que trabalha em grandes hospitais de Recife-PE destacou ainda a ausência de dados estatísticos sobre as doenças autoimunes no país e chama atenção para a produção de estudos relacionados a área.

Participando da comissão organizadora pela segunda vez a médica reumatologista Geraldine Lins ressaltou a importância do evento e quantidade de participantes na segunda edição do Simpósio. “Nesta edição superamos a expectativa de inscritos o que demonstra o interesse pela reumatologia e as doenças autoimunes. O nível das palestras também são outro fator importante que têm agradado muito não somente as pessoas que trabalham na área clínica como os estudantes que se mostraram bastante participativos realizando perguntas pertinentes”, declarou Lins que parabenizou a todos que participaram da organização do simpósio, principalmente pelo interesse evidenciado pelos estudantes.

Para o estudante do 11º período de Medicina da UNIVASF, Vagner Reis o tema de reumatologia é extremamente prático e precisa ter essa abordagem entre os estudantes. “Como pudemos ver no congresso são temas importantes e que fazem parte do nosso dia a dia. Não vamos ter estudantes saindo do simpósio especialistas, mas precisamos ter essa expertise na formação do médico generalista, termos propriedade para reconhecer e iniciar os primeiros cuidados e diagnósticos no paciente”, disse Reis.

O evento organizado pelos médicos Gray Josland Portela, Geraldine Nogueira Lins Ramos, comissão de formatura da 10ª turma de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com apoio do Instituto de Oncologia de Petrolina (IOP), o Instituto de Educação de Petrolina (IEP) e Pró-reitoria de Extensão da Univasf e contou ainda com o apoio da Unimed Vale do São Francisco, Gráfica Bandeirante, Radimagem, Clinical Primer e Athos Residence.

 

ASCOM IOP

Os comentários estão fechados.